quarta-feira, 22 de junho de 2011

Marketing de Emboscada


O termo  "Marketing de Emboscada" não existe (ainda), mas acho que é mais adequado nesse caso que marketing de guerrilha. O conceito básico é você usar os recursos de uma mídia da forma como não é esperado por quem detém a mídia. E para isso vale armar a emboscada.

O caso do pessoal do pânico entrou para história da propaganda brasileira como o primeiro grande caso de Marketing de Emboscada. (veja o momento que eles descobrem a farsa). Eles entraram pela cano, ao divulgar as Tchecas que eram na verdade garotas propaganda de uma marca de cerveja concorrente da marca de cerveja que patrocina ou patrocinava o programa.


Bem, uma segunda e muito boa campanha utilizando o Marketing de Emboscada é a campanha para o festival íbero-americano El Ojo que inscreveu um comercial em português com legendas falsas em inglês, simulando uma propaganda trivial de cerveja, no Cannes Lions Festival 2011. E conseguiu enganar os gringos.

Veja o resultado.


Site do festival: http://www.elojodeiberoamerica.com/portugues/
Visto no Treta e  Brainstorm9

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