sexta-feira, 5 de junho de 2009

Anjos e Demônios

[Angels & Demons(2009)]

Na quarta-feira passada, como forma a evitar o trânsito em Salvador, resolvi assistir a versão para o cinema do livro Anjos e Demônios, de Dan Brown que foi publicado em 2000.

Na telona, o roteiro foi inteligentemente adaptado como continuação de "O Código da Vinci", aproveitando o sucesso obtido com Livro.

Apesar de ter adorado todos os livros [http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan_Brown], fiquei receoso de assistir o novo filme porque para mim, o anterior havia fracassado na tentativa de dar vida aos detalhes históricos misturados à ficção que fez, não só eu como milhares de pessoas em todo o mundo devorar e colocar o livro no topo dos livros mais vendidos (mais de 70 milhões de exemplares).

Para minha surpresa, vibrei à cada momento do filme. Tom Hanks encarnou muito bem o papel do professor de simbologia Robert Langdon preenchendo os intervalos das cenas de ação com interessantes aulas de história.

O filme tem uma excelente fotografia o que não é muito difícil tendo como pano de fundo a Cidade do Vaticano repleta de história em prédios, igrejas, praças, fontes e estátuas.

Para os que não leram os livros ou não viram o primeiro filme, não há nenhum problema. O filme sozinho se explica.

A história gira em torno do seqüestro de Cardeais às vésperas do Conclave, a reunião que elege o novo Papa. Robert Langdon é então chamado para ajudar nas investigações decifrar mensagens de uma sociedade secreta os Illuminati que pretende destruir a Igreja.

Curiosidades:
- A morte do Papa João Paulo II em 2005 e a incrível presença jornalística televisionando o que acontecia para o mundo todo, fez com que o filme se aproximasse mais da realidade;
- Mesmo com algumas diferenças em relação ao livro, a história não foi comprometida;
- Apesar de eu ter achado uma merda o primeiro filme, ele arrecadou mais de 224 milhões de dólares em apenas três dias no mundo inteiro;

Quer saber mais:
- http://www.angelsanddemons.com/ (site oficial)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Angels_&_Demons
- http://www.cinepop.com.br/filmes/anjosedemonios.htm


Trailler: http://www.youtube.com/watch?v=iUd7Ca4g4u0