quinta-feira, 23 de abril de 2009

Armas de brinquedo: violência ?


Campanha recolhe 1,5 mil armas de brinquedo na Zona Sul de SP
Proposta era trocar armas de brinquedos por gibis.
Trinta e oito escolas participaram da campanha.

O objetivo da campanha é diminuir a cultura de violência entre as crianças e melhorar a relação entre a comunidade e a polícia.
Leio a matéria publicada no portal G1 da Globo e lembro o quanto brinquei, entre outras, de polícia e ladrão, usando armas de brinquedos ou mesmo pedaço de tijolo vermelho que "esculpia" em formato de um revólver.

Pelos terrenos baldios próximos à casa onde morava, se escondendo atrás de qualquer árvore, mato, construção abandonada, ou carro estacionado na rua, não só eu, como quase toda a rua brincava, na maior algazarra, ora se passando por bandido, ora como policial.

Que eu saiba, nenhum dos meus amigos se tornou marginal e também não lembro de nenhuma entrevista, relato ou pesquisa que compare a opção por se tornar bandido, ladrão ou ser uma pessoa mais violenta porque teve ou brincou com armas de brinquedo.

Desde o Estatuto do Desarmamento e o plebiscito de 2005, que venho expondo minha opinião entre amigos quando surge o tema. Eu sou a favor que cada cidadão tenha o direito de ter uma arma. Mas quando falo uma arma, não estou me referindo a um AR-15 ou armas de uso específico e restrito à polícia e forças armadas.

Lembro que na época, meu pai comentava que também era contra o desarmamento. Ele citava o exemplo que tinha em casa. Meu avô educou os filhos sobre armas e os ensinou a usá-las. Nenhum dos meus tios virou bandido ou matou alguém por descuido até hoje.

Creio e a cada dia me convenço mais que o que faz diferença na redução da violência não é a proibição do porte arma (verdade ou de brinquedo), mas sim o investimento pesado na formação dos indivíduos na escola, os exemplos em casa ou com as pessoas com quem convive. Não só a violência, mas outros tantos problemas seriam minimizados com a educação.

Veja o vídeo publicado aqui em 15/12/2006, no post Eu acredito no mundo
http://www.youtube.com/watch?v=6JfHB2cruJU