sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Meia noite em Paris (2011)


Titulo Original: Midnight in Paris (2011)

Um bom filme, só que que não é pra qualquer um.

Assim como a maioria das senhoritas não gostam de filmes de brucutus atirando e explodindo carros durante uma perseguição policial, e boa parte dos rapazes não gostam de comédias românticas, esse é um filme sem sobressaltos de gêneros, com um belo fundo romântico, que requer um pouco de sensibilidade e conhecimento da Paris do início do século passado e das obra/vida de Ernest Hemingway, Salvador Dali e Picasso (entre outros).

A história é simples: Gil é um roteirista de Hollywood, apaixonado pela Paris dos anos 20 e pelos grandes escritores americanos. Bem remunerado, mas profissionalmente frustrado, ele espera dar novo rumo a carreira escrevendo romances. Uma viagem a Paris com sua noiva e sogros, o fará questionar sua vida. Divergindo dos programas planejados pela sua noiva, ele passa a vagar pela noite de Paris e conhece novos amigos que o farão reavaliar seu livro e também sua vida.

As sutilezas, os diálogos históricos, a simples ficção sem efeitos especiais e a bela fotografia do filme(*), torna-o magnífico. Destaques para as cenas inicias, o jardim de Monet e o tema de abertura e encerramento: Si tu vois ma mère (clique no link para ouvir).

Apesar de ainda não a cidade, o filme instigou-me a passear sob a chuva em Paris.

(*) Fotografia cinematográfica nada mais é que os princípios da fotografia aplicados à sétima arte, que, em inglês, possui nome próprio: Cinematography.




Uma rápida volta por Paris

Fonte: http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/2011/08/08/uma-rapida-volta-por-paris/

Por Ana Lucia Silva

O início do vídeo abaixo já anuncia que as imagens que vem a seguir não possuem efeitos especiais nem técnicas de aceleração e muito menos segurança. O curta de quase 9 minutos é a peripécia de uma piloto de Fórmula 1 – até hoje desconhecido – a bordo de uma Ferrari 275 GTB num amanhecer de 1976.

A ideia do filme foi do cineasta francês Claude Lelouch, que adaptou uma câmera no carro que, segundo diz a lenda, alcançou os 324 km/h no caminho entre o Porte Dauphine e a Basílica de Sacré Coeur, em Paris, sem que nenhuma das ruas – que abrigam pontos turísticos famosos – estivesse interditada para a gravação. Quando o vídeo veio a público, Lelouch foi preso.

Anos mais tarde, o curta virou clipe do hit “Open Your Eyes”, do Snow Patrol, porém a versão original na íntegra se tornou uma raridade. Clique abaixo para conferir os roncos do motor da Ferrari 275 GTB pelas ruas de Paris, mas nem pense em copiar a ideia.

Claude Lelouch - C'était un Rendez-vous (1976)