sábado, 30 de julho de 2011

Não Me Abandone Jamais (2010)

Never Let Me Go (título original)
"O avanço na ciência médica veio em 1952.
Médicos poderiam agora curar o incurável.
Em 1967, a expectativa de vida passa dos 100 anos."
Logo no início, o breve comentário nos situa num passado alternativo um pouco diferente do nosso. Mas não espere uma ficção científica para nerds, e sim um filme que utiliza a ficção como palco para nos fazer refletir sobre nossas vidas.

A narrativa é um pouco lenta, mas depois de uns minutos, conquista nossa atenção que tenta entender o real sentido de cada personagem ou qual será o desenrolar da história.

Esse é um daqueles filmes que se contar demais sobre a história, perde um pouco da graça. O que vocês precisam saber é que os três personagens principais Ruth, Kathy e Tommy são criados desde pequenos em uma escola tradicional Hailsham que os prepara para um futuro ainda desconhecido para nós expectadores. Os personagens crescem e aguardam pelo momento para o qual foram criados.

Assistam e depois comentem.

Poster


Ahhh, o post anterior Chegará o dia em que as máquinas pensem... foi escrito depois de ter visto esse filme.

Chegará o dia em que as máquinas pensem...

No momento que perdemos nossa capacidade de nos emocionarmos, deixaremos de ser humanos.

Precisamos continuar a rir de coisas tolas, de amarmos idéias, bichos e as pessoa. Precisamos sentir as maiores saudade pela falta de um abraço, um amigo, um ente querido.

Precisamos daqueles momentos em que o peito aperta, o som do coração fica cada vez mais forte, a respiração torna-se difícil, os olhos ardem e as lagrimas caem.

"Chegará o dia em que as máquinas pensem, porém elas jamais sonharão"
(Theodor Heuss, presidente alemão 1949-1959)