segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Despedidas

Certa vez, depois de um desentendimento com uma garota que namorava, nenhum dos dois queria mais conversar, os argumentos dos dois haviam terminado. Ficou tarde e ela estava indo embora; antes, ela voltou e falou para mim:

- Quero te dar um beijo e desejar que tenha um bom dia amanhã. Gostaria que você fizesse o mesmo por mim, porque a gente não sabe o que poderia acontecer nos próximos minutos ou no dia seguinte. Essa pode ser a última vez que nos vemos e eu não quero que essa briga seja a última lembrança que guardarei da gente. Caso aconteça alguma coisa, quero lembrar de você te dando um beijo e te vendo sorrir.

Mesmo contrariado, fiz o que ela pediu. Nos despedimos e ela seguiu.
Ela não morreu e eu a vi muitas outras vezes ainda; O namoro terminou, entretanto, aquelas palavras ficaram marcadas pra sempre.

Excesso, escassez e equilíbrio

Nada em excesso não faz bem; nada escasso também. Quem muito se alimenta, engorda e quem pouco come emagrece. Os dois extremos, a obesidade e a magreza excessiva traz complicações para o corpo.

Então vem o equilíbrio. De origem latina, remonta ao latim ‘aequilibrium’, palavra composta pelo adjetivo ‘aequus’, «igual»  e ‘libra’, «balança». A palavra significa nada mais que nível igual das balanças.

Quem algum dia viu uma balança de pesos e brincou colocando itens e tentando adivinha o peso, sabe que nem sempre é fácil. Ora a balança tende mais pra um lado ora tende mais para o outro, até que com o tempo ela vai diminuindo o rítimo de oscilação e chega ao equilíbrio.

Na vida não vivemos só de alimento, mas de cultura, de aventura, de trabalho, de descanso, de alegrias, tristesas, realidade, sonhos, religiosidade, mundaneidade.

Equilibrar a vida não é fácil. Há os que excedem em política, em religião, em futebol, em tecnologia, em moda, em festas, etc. Evite torna-se bitolado em algum assunto, além de deselegante, torna o equilíbrio da balança muito mais difícil.

domingo, 7 de novembro de 2010

Ofensas

Nesses anos observando atentamente o ser humano, aprendi que por mais simples que seja uma mensagem, cabe exclusivamente a cada um de nós a interpretação. Nesse sentido, a forma como eu interpreto o que foi dito, não necessariamente será semelhante a forma como você entende.

Assim também são as ofensas: algo torna-se tão banal ou cruel devido a importância dada por quem a recebe.

A raiva ou amargura acumulada pelo outro é transformada em ofensa e usada usada com a intenção de ferir uma pessoa. Entretanto, somente quem ouve é que pode aceitar ou não o que lhe é dito. Quem dá poder ao gesto, palavra ou frase somos nós. Se você não aceitar, a ofensa torna-se tola e pode se transformar num bom motivo pra um riso inteligente.

Só não confunda ofensa com agressão física. A ofensa maltrata a mente enquanto a agressão o corpo.

Algumas frases para pensar:
"Se queres ofender um adversário, elogia-o em voz alta pelas qualidades que ele não possui." (Ugo Ojetti)
"Responder à ofensa com ofensa é lavar a lama com a lama." (Juan Luis Vives)

domingo, 31 de outubro de 2010

Smallville - S10E04

Eu sou aficionado por series e herois de HQ (hitória em quadrinhos *). Quando uma serie é baseadas nas HQ e não trata o espectador como idiota é grande a chance de eu virar fã.

Smallville é uma dessas series; baseada nas história de como Clark Kent se torna o conhecido herói de capa vermelha que é mais rápido que uma bala e voa como um pássaro.

A serie já teve alguns pontos baixos ao longo das 10 temporadas, mas a cuidadosa produção acertou muito bem na maioria dos roteiros, atores e efeitos. Até mesmo Lex Lutor teve interpretação comparável à de Gene Hackman no primeiro filme do Superman(1978).

Bem, escrevo porque o último episódio que assisti, S10E04 (quarto episódio da décima temporada), foi incrivelmente bem bolado. Flashback dos melhores momentos da serie, participação de braniac5, previa de Clark como superman e finalmente o fim de desencontros com Lois, fizeram desse o melhor epsodio de todas as temporadas.

Para quem acompanha a serie pela tv a cabo, aguardem que já vai passar. Quem nunca assistiu, recomendo comprar os boxs para curtir.

A série tem tudo pra acabar bem incluíndo o gancho para o Filme ou nova série sobre a Liga da Justiça. Bem, vamos aguardar pra ver. Eu espero sinceramente que os episódios finais não sejam como LOST que me faz ter raiva toda vez que vejo um trecho antigo passando na tv; fico com a sensação cada vez maior que fui enganado.

* Para mim sempre será história com H, estória é coisa de burro.

Prévia: Superman, Clark e Lois
   

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Twitter: há vida inteligente e interessante

Preciso fazer uma retratação. Algum tempo atrás escrevi sobre o Twitter e as impressões que tinha o que deixou alguns dos amigos meio que insatisfeitos (http://almiroleal.blogspot.com/2009/04/twitter-o-servico-mais-ridiculo-do.html) Passados pouco mais de um ano no qual a maior parte do tempo pratiquei bastante o ócio aproveitando inclusive pra retestar o Twitter, posso agora postar uma nova nova impressão a respeito desse serviço.

Bem, não foi só eu quem mudou nesse tempo; agora o twitter tem também um novo layout e algumas pequenas novas funcionalidades. Outra fato que me fez ver com outros olhos o site/aplicativo é que passei a usa-lo também no iPhone; fato este que merece destaque, porque as funcionalidades e facilidades disponíveis na versão para o celular é muito superior à versão WEB.

Antes, preciso comentar que esse episódio me fez refletir que assim como qualquer outra ferramenta quem define as suas utilidades são as pessoas que a usam. Um revólver pode ser usado para assaltar ou defender; uma corda para enforcar ou salvar alguém.

No Twitter você vai encontrar pessoas que escrevem as maiores besteiras do mundo e também vai encontrar as que escrevem sobre poesia ou política. Cabe a cada usuário escolher quem deve ou não acompanhar no twitter.

Pois: como forma de ajudar sua inclusão no mundo do twitter vou recomendar alguns perfis que vc deve acompanhar para que possa ter uma melhor visão das possibilidades de interação da ferramenta.

Humor: 
http://twitter.com/#!/MussumAlive - O espirito de Mumu da Mangueira em tuitadas regadas à álcool
http://twitter.com/#!/OCriador - Onipresente, Onisciente, Onipotente e Online. Tweets daquele que descansou no 7 dia! :)
http://twitter.com/#!/RealMORTE - a própria dita cuja. Pode seguir, mas espere que ela não te siga
http://twitter.com/#!/kibeloco - tiradas muito engraçadas do que é notícia
http://twitter.com/#!/Cardoso - cara direto, caceteiro e com boas sacadas de humor do que rola no dia-a-dia

TV:
http://twitter.com/#!/realwbonner - William Bonner, sim! aquele do jornal nacional. O lado descontraído de quem faz notícia.
http://twitter.com/#!/brunodeluca - informações e algumas dicas do dia-a-dia do Bruno De Luca
http://twitter.com/#!/bmazzeo - Twitter do Bruno Mazzeo (de A cilada, Junto e misturado... )
http://twitter.com/#!/marcelotas - Marcelo Tas - o "careca" do CQC ou o inesquecível Enersto Varela
http://twitter.com/#!/marcoluque - Marco Luque do CQC
http://twitter.com/#!/cortezrafa - do CQC também
http://twitter.com/#!/casseta - A galera do Seu Caceta
http://twitter.com/#!/huckluciano - Apresentador do Caldeirão do Hulk

Indefinido + Legais e pensantes:
http://twitter.com/#!/LeoJaime - o cantor de vários sucessos dos anos 80
http://twitter.com/#!/jozedeabreu - um fotografo com excelente enquadramento


Dicas:
- Prefiro acompanhar quem tem bom humor, quem consegue ter opnião relevante sobre os assuntos que gosto e quem seleciona o que retwita ou escreve

- Dou unfollow sem pena em quem só sabe escrever bom dia boa tarde ou comentar com quem vais sair pra onde vai viajar etc. Mesmo que você seja de um artista (bem improvável), se eu quisesse saber da sua vida eu leria a CARAS que sabe escrever e descrever como ninguém essas inutilidades;

- Dou unfollow para quem retuira ou escreve o dia inteiro (raros os que conseguem fazer isso sem ser irritantes)

- Se você não gosta de política não siga um comentarista político: se não gosta de cinema, não siga um critico de cinema? E por aí vai...

Quem quiser me seguir: http://twitter.com/Almiroleal

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tolos

(em 21/10/2010 às 11h42)
só os tolos amam
os tolos mais corajosos
os que não tem medo de viver
de morrer
de sentir
de chorar
ou de sorrir


Inspirado pelo vídeo:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

The Karate Kid (2010)

Só os guris não lembram do Karate Kid de 1984 no qual senhor Miyagi trasnforma Daniel San num campeão de Karatê. O filme teve mais duas sequências e marcou uma geração. Todos os garotos queriam fazer karatê; as academias lotaram.

A nova versão está prevista para estreiar no dia 27 de Agosto aqui no Brasil, mas aqui vocês podem conferir os comentários da cópia que assisti em primeira-mão.

A nova adaptação traz Jaden Smith (filho de Will) no papel do jovem que aprenderá artes marciais com um treinamento não convencional.

Recém chegado à China com a mãe, além das dificuldades encontradas com a lingua, o pequeno Dre se vê perseguido por colegas das escola que dominam um Kung Fu bastante violento.

Após ser salvo pelo responsável da manutenção do prédio onde mora, Dre passa a ser treinado por Mr. Han (Jackie Chan) para competir num campeonato de kung fu.

O filme novamente encontrou quilíbrio balanceando as cenas de luta bem coreografadas, as belas paisagensm de fundo da China e uma boa história.

Recomendo aos antigos fãs e àqueles que nunca viram. Podem levar a namorada, creio que elas gostarão.

Quer ver o trailler? Logo aí embaixo:

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pedófilo é gente?

Há algum tempo atrás, recebi por e-mail a matéria abaixo com esse mesmo título, produzida para a revista época. Eu respondi por email, mas creio que deva ser publicada aqui também.

matéria: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI131072-15230,00-PEDOFILO+E+GENTE.html

O texto é uma opnião minha, amparada pelo meu direito de expressão. Você pode ler e pode gostar ou não; pode ser a favor ou não. Pode se expressar também se quiser, mas respeite a minha opinião.

---------- Forwarded message ----------
From: Almiro Leal
Date: 2010/4/5
Subject: Re: Pedófilo é gente?

Sinceramente?
      Sou budista, creio e exercito constantemente pensamentos nobres em busca da iluminação. Entretanto, essa é uma filosofia que pratico em momentos racionais.

      Ao ler o texto abaixo, imagino que a escritora não deve ter filho/filha e provavelmente nunca esteve ou imaginou um ente querido na situação de vítima de um pedófilo. Se algum dia o fez, deve ter sido um pensamento criado como num romance, cheio de licenças poéticas onde o céu é sempre azul, o bem sempre ganha e o final sempre é feliz.

      "Pedófilos não são monstros, como a maioria de nós preferiria", exato; eles são bem piores. Os monstros são lendas que assombram as crianças e que somem com o tempo sem deixar marcas, cicatrizes ou pesadelos para o resto da vida. Os traumas causados por pedófilos duram toda uma vida.

      Tive a sorte de não sofrer esse horror, mas conheço pessoas que sofreram e ao me colocar no lugar delas e sentir o mínimo que consegui imaginar, me veio um enorme sentimento de revolta.

      Por muito tempo refleti sobre a situação e a conclusão que cheguei é que todos devem ter direito a um julgamento justo a fim de poder defender a sua inocência. Entretanto, creio que em caso de condenação a simples reclusão e a combinação com a castração química não satisfaria o meu instinto primitivo animal ao ter um filho/filha vitima desse crime.

     Peço que nunca fique próximo de um ser destes, caso alguém próximo à mim seja vítima. Que uma força maior me segure, porque toda vez que vejo alguma notícia ou matéria relacionada, tento imaginar uma tortura que seja a mais cruel e prolongadora possível de sofrimento; Afinal, um miserável desses não merece morrer, merece sofrer por toda a eternidade.

Att.
almiro leal

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tatuagem

Sou daquelas pessoas que não gosta de roupa muito cheia de desenhos ou muitas cores. Não gosto e não uso. É um estilo diferente do meu; quem quiser usar que use. Não tenho porque criticar ou julgar outras pessoas por ter um estilo diferente do meu.

Roupa não é parametro para que qualifique ou desqualifique o caráter de nenhuma pessoa. Existem as bem vestidas e as mal vestidas, e entre esses dois grupos existem mocinhos, ladrões, trabalhadores e vagabundos.Impossível distinguí-las.

Vez ou outra, noto certa superficialidade em algumas pessoas que, por falta de conhecimento ou de análise mais profunda manifestam, mesmo que de forma discreta, um certo desprezo por aquilo que elas consideram diferentes. O nome correto disso é preconceito.

Eu também não me imagino com o corpo "todo" tatuado, nem acho bonito quando vejo em outras pessoas. É uma opção minha. Entretanto, assim como as roupas e não avalio o carater de ningu~em por ter ou não o corpo todo tatuado.

Já faz um certo tempo que tatuagem deixou de ser coisa de estivador, presidiários, traficante ou integrante de gangue. Apesar pessoas que possuem tatuagem exercem as mais diversas profissões e vivem suas vidas normalmente.


Pior do que ter tatuagem é ter preconceito

Ah, a propósito, eu tenho tatuagem; ela é grande, mas não o corpo todo; e é da forma como eu gosto.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prince of Persia, The Sands of Time - o Filme

Ambientado no mundo dos sultões, marajás e toda riqueza dos império persa, é uma ótima adaptação do clássico video-game, com o mesmo nome, que fez nos anos 90.

O filme conta a história do destemido príncipe Dastan, filho adotivo do Rei Sharaman, que se vê acusado de um crime que não comenteu. Com a ajuda da princesa Tamina e de uma adaga mágica, ele tentará provar sua inocência.

Falar mais sobre a história, estragaria a emoção de ver filme. Muita ação, aventura e uma boa pitada de humor capaz de manter você atento à tela a cada cena. Os efeitos especiais também foram muito bem bolados e inseridos complementando a magia esperada.

Curiosidade: em determinado momento do filme, eu lembrei (me confundi) com a história do jogo Alladin (para PC) que também é Disney - produtora do filme.

Este é um daqueles filmes que dá vontade de ver novamente.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Alice no País das Maravilhas

O marcante estilo de Tim Burton, a presença dos atores Johnny Depp (chapeleiro maluco), Anne Hathaway(Rainha Branca) e Helena Bonham Carter (Rainha de Copas), unidos aos efeitos especiais que se encaixam perfeitamente no fantástico mundo de soldados de cartas de baralhos e animais falantes é uma ótima desculpa para ir ao cinema nos próximos dias.

Inspirado no livro de Lewis Carroll, o filme se passa 13 anos depois da primeira visita de Alice. Dessa vez ela terá que ajudar os amigos a derrotar a malvada Rainha de Copas.

Acredite, não é necessário maiores explicações para ver e gostar do filme. Eu faço apenas dois alertas:

  • O primeiro é que o filme não é pra criança. Elas podem até se divertir com os personagens e com os efeitos mas a história é para os mais grandinhos.
  • O segundo é sobre o formato do filme: NÃO VALE A PENA pagar mais caro para VER EM 3D.
Se você é um dos que ajudou James Cameron a bater o recorde de bilheteria de Titanic, vendo Avatar, ou já assistiu um simples desenho feito em 3D, ficará decepcionado Alice.

Diferente de Avatar, os filme foi feito em modo tradicional e somente depois convertido
para 3D por computação. O resultado atrapalhou mais do que ajudou, sendo muitas vezes há
distorções nos rostos dos personagens em movimento, ou mesmo a sensação de embaçamento das imagens de fundo.

Fora o 3D, recomendo o filme como positivo. Só acho que os próximos filmes lançados deveriam passar a ser classificados com um selo para identificar claramente qual a tecnologia foi utilizada pra gerar as imagens 3D.


Histórico de filmes que assisti em 3D:
- UP - altas aventuras
- AVATAR (2x)
- Tá Chovendo Hamburger