terça-feira, 13 de novembro de 2012

Análise sobre a condenação de José Dirceu


Deparo-me com a seguinte notícia e primeiro parágrafo da matéria do G1, sobre a condenação de José Dirceu.
"somou 10 anos e 10 meses de prisão, mais multa de R$ 676 mil."
Lida matéria, fico a pensar várias coisas sobre a situação:
1) o ex-ministro de Lula, ex-chefe da Casa Civil, companheiro de PT, ficará realmente preso num presídio, sendo obrigado a usar uniforme e número de identificação.

2) Em qual presídio o senhor Dirceu ficará? Diariamente surgem matérias sobre a superlotação dos presídios com suas precárias instalações. Ficaria o ex-ministro dividindo a cela com outros presos, dormindo ao chão?

Não que eu o queira em situação desumana, mas fico a imaginar porque ele especificamente precisaria ser tratado de forma diferente dos outros que nos presídios estão por cometerem crimes.

3) Preso numa cadeia de luxo ou não, imagino se, além da família, algum companheiro petista dará as caras para fazer visita.

4) Já que alguns dos bons companheiros de partido como José Genoino (Presidente do PT), Delúbio Soares (Tesoureiro do PT), Sílvio Pereira (Secretário-geral do PT) e João Paulo Cunha (Presidente da Câmara PT-SP) também foram condenados, pode ser que eles dividam a possível cela de luxo.

5) Dada a estreita relação com o ex-Presidente Lula, imagino se ele fará visita no presídio. Acredito que não. Você é capaz de imaginar o ex-presidente tendo que se despir, agachar para ver se leva algum pertence em parte íntima, ou ser revistado? Seria um prato cheio pra imprensa se algum guardinha usasse o iphone da moda pra tirar umas fotos ou gravar um vídeo.

6) Por último, fico a refletir: as pessoas dizem que nos presídios não há reabilitação; que as pessoas saem piores do que entraram. Se o ex-ministro formado em Direito pela PUC-SP em 1983 e com eleito/indicado para cargos públicos fora condenado por chefiar a quadrilha do mensalão, temo eu, pelo futuro que estar por vir, quando o mesmo fizer escola no presídio e sair.

-----------
Matéria do G1 http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2012/11/stf-define-pena-de-ex-ministro-da-casa-civil-jose-dirceu.html

Nenhum comentário: